Toxina Botulínica

Toxina Botulínica
  • O que é?
    A toxina botulínica utilizada para fins médicos é a forma atenuada de uma toxina produzida pela bactéria chamada Clostridium botulinum.  Quando aplicada em pequenas doses, ela reduz temporariamente a contração muscular do local onde é injetada. Foi inicialmente usada para fins terapêuticos, por oftalmologistas e neurologistas, sendo posteriormente usada para fins estéticos.
  • Indicações
    O seu uso para fins cosméticos visa, basicamente, atenuar rugas de expressão, ou seja, rugas que surgem ou pioram quando realizamos movimentos faciais, como sorrir, elevar ou aproximar sobrancelhas ou franzir a testa. Classicamente a toxina botulínica é destinada ao terço superior da face, tratando testa, glabela (região entre as sobrancelhas) e área dos olhos. Há, também, outras áreas, como pescoço, queixo, rugas ao redor dos lábios que podem ser tratadas com esta substância, desde que o resultado esperado seja a redução da movimentação muscular.

A toxina botulínica, por outro lado, não preenche, não dá volume e não se destina a rugas que não sejam causadas por movimentação muscular.

Além do tratamento de rugas, usamos a toxina botulínica para o tratamento de suor excessivo (hiperidrose) com excelentes resultados, especialmente axilas, para bruxismo e até mesmo para a rosácea.

  • Preparação
    Limpeza e assepsia da pele e uso de anestésicos em forma de creme.
  • Cuidados após
    Não é necessário afastamento das atividades após a aplicação. Recomenda- se apenas evitar atividades físicas nas horas seguintes ao procedimento e não expor a área tratada ao frio ou ao calor intenso.
  • Sessões
    É necessária apenas 1 aplicação, devendo existir um intervalo mínimo de 4 meses até aplicá-la novamente. Realizamos uma revisão em 15 a 30 dias, momento no qual pode ser realizada complementação para corrigir eventuais áreas de assimetria ou de permanência de movimentos indesejados.
  • Duração

O efeito tem duração média de 3 a 6 meses e dependem da dose usada, do produto e também da resposta de cada indivíduo.

  • Contraindicações
    É contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas ou mulheres em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias. 

 

Pré-Agendamento

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp