Laser Q-Switched (ZYE LASER ®)
- O que é?
O laser Q-Switched® é uma tecnologia fotoacústica, que fragmenta as células que contém o excesso de melanina, sem danificar o tecido circundante e minimizando o dano epidérmico. Ele contempla disparos duplos, separados por um período de nanosegundos que permite maior conforto ao paciente com resultados eficazes.
Trata-se de uma das poucas tecnologias seguras no tratamento do melasma, condição crônica e de difícil tratamento.
- Indicações
Esta é uma tecnologia voltada para a remoção de pigmentos, tratando tanto lesões causadas pelo acúmulo de pigmento produzido pela própria pele (melanina), quanto remoção de pigmentos introduzidos na pele (tatuagens, micropigmentação). Além disso, a tecnologia também é usada para prevenção do envelhecimento, melhorando a superfície da pele através do tratamento de pequenas manchas, fechamento de poros e estímulo do colágeno.
- Preparação
Não é necessário nenhuma preparação ou anestesia, mas a pele deve estar completamente limpa e sem maquiagem.
- Cuidados após
A remoção de tatuagens gera a formação de pequenas crostas, o que exige um período de recuperação maior com o uso de cremes ou pomadas específicos para a regeneração da pele.
- Sessões
No caso do melasma são recomendadas no mínimo 8 a 12 sessões com intervalos quinzenais. O tratamento é totalmente indolor e não requer período de recuperação.
Para o rejuvenescimento, são realizadas de 1 a 3 sessões.
As micropigmentações de face normalmente são mais facilmente removidas, já que o pigmento é depositado mais superficialmente, requerendo de 2 a 5 sessões.
Já as tatuagens corporais, podem requerer até 12 sessões ou mais, dependendo da extensão, das cores e da profundidade em que o pigmento se encontra.
- Duração
Pode variar de acordo com a finalidade a que a técnica foi destinada.
- Contraindicações
A técnica é contraindicada para gestantes ou lactantes, pessoas com doenças sistêmicas e imunodeficiência, histórico de infecções agudas ou processos infecciosos ativos, histórico de problemas cardíacos (marca passo, arritmias, etc.), histórico de hemorragias, tendência à formação de queloides, desordens hormonais sem controle, doença localizada na área do tratamento (lesões malignas), região com preenchimento de substâncias não reabsorvidas ou fagocitadas, pele bronzeada recente, Fotossensibilidade ou alergia a luz solar, epilepsia ou desordens derivadas, uso de anticoagulantes, uso de medicamentos fotossensibilizantes e, em alguns casos, diabetes.