Ácido poli-L-lático - (Sculptra®)

Sculptra – Tudo o que você precisa saber sobre este procedimento

Perda de colágeno é um dos fatores determinantes na aparência da pele à medida que se envelhece. Colágeno é uma proteína naturalmente produzida pelo corpo humano, possuindo função estrutural e está  presente no tecido conjuntivo. Com o envelhecimento, a produção desta proteína  pelo organismo diminui bastante.

Basicamente, o colágeno é o responsável pela elasticidade da pele e por sua capacidade de recuperar a posição anterior após ser puxada, por exemplo. Dessa forma, a queda na produção de colágeno é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de rugas e flacidez na pele.

Uma das soluções para atenuar este processo são os preenchimentos dérmicos e os bioestimuladores, com o Sculptra. Procedimentos com Sculptra tem algumas vantagens frente aos demais e funcionam muito bem para substituir o colágeno perdido no corpo, além de seus resultados durarem até dois anos.

Informações Rápidas sobre Sculptra

  • Não é um preenchedor dérmico, mas um bioestimulador, e é utilizado para restaurar o volume facial perdido com a idade, bem como suavizar rugas e corrigir a flacidez da pele;
  • Seu principio é o ácido poli-L- lático, que estimula as células produtoras de colágeno a aumentarem a produção desta importante proteína de sustentação da pele.
  • Pode ser utilizado para tratar perdas de volume e perda de tonicidade da pele, dando assim uma aparência mais jovial e natural.

Segurança

  • Food and Drug Administration (FDA), é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, aprovou o uso de Sculptra em 2004 para tratamento de algumas doenças onde ocorre a perda de volume de gordura e em 2009 aprovou o uso estético do produto para preenchimentos faciais.
  • Geralmente causa poucos efeitos colaterais, se restringindo a inchaço, vermelhidão, dor e hematomas no local injetado. Outros efeitos adversos como formação de pequenos nódulos são evitáveis através da boa técnica de aplicação.

O Que é

O Sculptra é um tratamento bioestimulador com ação antienvelhecimento, sendo uma alternativa para preenchedores dérmicos injetáveis, cremes para pele (antirrugas), injeções de gordura e implantes. É composto por ácido poli-L-lático, uma substância sintética biocompatível. Não é tóxico e nem desenvolve reação alérgica, sendo inteiramente absorvido pelo organismo. O produto é injetado na pele através de agulhas ou microcânulas (finas como agulhas, mas sem ponta cortante) em áreas de perda de volume ou de flacidez.

Trata-se de um novo conceito de rejuvenescimento que tem como objetivo a restauração do colágeno. Como resultado, o tratamento da flacidez e das perdas de volume que ocorrem com o envelhecimento. A melhora da espessura da pele e a reposição volumétrica não ocorrem pela inclusão do produto, mas devido a um aumento de colágeno que a sua presença gera na pele. Com este resultado, ocorre melhora significativa na harmonização do rosto.

Como Funciona

Substâncias capazes de estimular nossas células a produzirem colágeno e, com isto, manter a firmeza da pele por mais tempo, são chamadas de Bioestimuladores.

Ao ser injetado na pele, o Sculptra ativa a produção de colágeno. Consequentemente há um aumento da espessura da pele, restauração do volume em áreas de perda de gordura e suavização de sulcos e rugas, gerando resultado natural e excelente efeito na melhora ou manutenção da firmeza da pele. Em razão disto, corrige as alterações de contorno produzindo uma harmonização facial.
Existem estudos, com comprovação científica, que mostram ótimos resultados tanto na face, como em outras partes do corpo, como abdômen, parte interna da coxa e braços, perna acima do joelho e glúteos.

Quem é o melhor Candidato para o Sculptra

A principal indicação do Sculptra é a restauração de volume da face. Apesar de ser injetado em áreas específicas do contorno facial e áreas de sustentação da pele como região malar e têmporas, sua ação se reflete em áreas como região nasolabial (entre o nariz e os lábios), região de sobrancelha, etc. Bons candidatos a tratamentos com o Sculptra são aqueles que querem restaurar as formas de seu rosto de forma lenta e gradual, sem modificar o formato original de sua face.

linhas de expressão
O produto apresenta os melhores resultados em pacientes cujos perfis foram afetados por perda significativa de peso e volume, funcionando muito bem em pacientes mais velhos, bem como em homens. Atletas de performance , que apresentam baixo percentual de gordura corporal e consequentemente baixa gordura na face, também são ótimos candidatos.

Existem novas técnicas em estudo que permitem a aplicação para firmar a pele flácida nos braços e ao redor dos joelhos, adicionar volume ao pescoço e área de decote, onde a pele tende a afinar com o tempo.

Com o passar do tempo, você verá melhorias no volume, contorno e redução de linhas e rugas, e ninguém lhe perguntará se você fez um facelift.

Quem NÃO é candidato ao Sculptra

Nem todo mundo é indicado para este tratamento. Pessoas que sofrem de doenças autoimunes e os imunocomprometidos não são candidatos ao procedimento.

Mulheres grávidas, amamentando ou menores de 18 anos também não é indicado.

Se houverem lesões na pele, vermelhidão ou erupções cutâneas, deve-se aguardar até estas condições passarem e então passar por avaliação médica.

Se o paciente faz uso de medição como anticoagulantes, anti-inflamatórios o outros medicamentos, também é importante discutir com o dermatologista para garantir que há condições para realizar o tratamento.

Tratamento

O resultado não é imediato, já que depende de uma reação de estimulo das células a produzirem colágeno. Apesar da formação de colágeno iniciar em 2 semanas após a aplicação, os resultados são mais visíveis após 3 a 6 meses.

O número de sessões, a quantidade de produto aplicada em cada sessão e os locais de aplicação dependem da avaliação médica. Deve-se levar em consideração as particularidades de cada paciente. Dependendo do grau de flacidez e das áreas a serem tratadas, em média, são necessárias de 2 a 4 sessões, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas. A aplicação é bem tolerada e são usados cremes anestésicos para diminuir o desconforto.

A durabilidade dos resultados pode chegar a 2 anos, mas recomendam-se manutenções de 1 sessão a cada 12 a 18 meses, já que o processo de envelhecimento continua ocorrendo.

Ainda que a principal indicação seja após os 40 anos, podem ser realizados tratamentos preventivos mais cedo. Neste caso, são indicadas sessões únicas anuais.

Além das aplicações realizadas em consultório por especialistas adequadamente treinados, recomendam-se hábitos saudáveis, como alimentação rica em proteínas, evitar exposição excessiva ao sol, não fumar e o uso de suplementos alimentares a base de silício, para que os resultados sejam potencializados.

O Sculptra também pode ser usado no corpo (glúteos, abdome, coxas, pescoço), com o objetivo de melhora da flacidez.

Como é realizado

É um procedimento estético pouco invasivo, e as aplicações faciais são realizadas na maioria das áreas com micro cânulas e alguns pontos com agulhas muito finas. É realizada anestesia local  e o procedimento de rejuvenescimento facial com Sculptra é muito bem tolerado.

No corpo, o procedimento estético também é pouquíssimo invasivo e consiste na aplicação do ácido em uma certa região corporal, com o auxílio de uma agulha extremamente fina. A aplicação dura cerca de 30 minutos e possui anestesia, fazendo com que os incômodos sejam mínimos.

Não é necessário internação, pois trata-se de procedimento ambulatorial. Também não há necessidade de preparação especial e pode-se retornar as atividades cotidianas imediatamente após a aplicação.

A maioria das pessoas pode retornar às atividades normais imediatamente após as injeções de Sculptra. Inchaço, hematomas e outros efeitos colaterais geralmente são leves e desaparecem em poucos dias.

Algumas coisas podem ajudar e acelerar o processo de recuperação:

  • Aplique uma bolsa fria na área afetada por alguns minutos de cada vez nas primeiras 24 horas;
  • Após o tratamento, massageie a área por cinco minutos de cada vez, cinco vezes por dia, durante cinco dias;
  • Evite luz solar excessiva ou camas de bronzeamento até que qualquer vermelhidão e inchaço tenha resolvido.

Resultados Esperados

Sculptra apresenta resultados evidentes a partir da segunda sessão (geralmente 2 meses após o início das aplicações), porém, o resultado final é visível por volta do sexto mês após a última sessão, permanecendo por cerca de 2 anos.

Sculptra não é para pacientes que buscam resultados imediatos, mas se você pode esperar , os resultados valem à pena

Orientações para aplicação do Sculptra:

Antes

  • Chegar ao consultório sem maquiagem (pó, base ou protetor solar com cor), em caso de aplicação facial

Atenção: o ideal é já comparecer ao consultório com a face limpa (caso aplicação seja facial), já que a remoção da maquiagem imediatamente antes do procedimento pode não remover todos os resíduos e prejudicar a anestesia e o procedimento.

  • Informe sobre uso de medicamentos, alergias ou doenças

Em caso de aplicação em áreas de flacidez corporal (glúteos, face interna das coxas, joelhos, braços , abdome) o paciente deve chegar ao consultório médico com roupas leves e soltas, com a pele limpa e sem creme hidratante

Depois

  • Compressas geladas podem reduzir edema
  • Manipule e massageie as áreas da aplicação 2x dia, durante 5 minutos, por 5 dias com creme ou gel recomendados
  • Informe sobre qualquer reação como dor, alteração da coloração ou edema excessivo
  • Lembre-se que os resultados destes dois procedimentos não são imediatos.

ATENÇÃO

Muito cuidado na escolha do profissional que irá realizar o procedimento.  Trata-se de um procedimento simples desde que seja realizado por médico capacitado, que entenda de pele e especialmente que entenda profundamente a anatomia da face. Assim seu rosto estará em boas mãos. Leve a harmonização facial a sério. Procure um bom Dermatologista.